Grandes artigos: Benonil e o cheque "cabaço"


Prefeito de Apicum-Açú, Benonil Castro, deflora menor de idade e ‘indeniza’ a jovem com cheque de 5 mil da prefeitura

Ex-prefeito Benonil  e a menor vítima dos abusos- foto do JP



O caso – Registrado na Delegacia Regional de Pinheiro e na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), envolve uma adolescente na época com 15 anos. A mãe da jovem acusou o prefeito de ter explorado sexualmente sua filha durante quase dois anos, com a conivência de seu ex-marido, pai da adolescente – o pescador Gonçalo Alves Assunção Filho, 39 –, que teria sido beneficiado com emprego e bens materiais.

Segundo a denúncia, os abusos praticados pelo prefeito Benonil Castro começaram no ano de 2005, quando a menina tinha apenas 15 anos e morava com o pai, em Apicum-Açu, e duraram até o final do ano passado. A mãe da jovem mora em São Luís e soube do ocorrido por meio de comentários de parentes que residem no município.

A mãe da adolescente disse que a filha sempre negou o envolvimento com o prefeito, mas que num dos telefonemas chorou muito e confessou que estava sendo obrigada pelo pai a manter relações sexuais com o prefeito Benonil, em troca de dinheiro, empregos e favores para o pescador e alguns familiares dele. “Minha filha disse que o pai dela criava situações para que ela ficasse a sós com Benonil, para que o prefeito pudesse convidá-la para manter relações sexuais.

Ainda de acordo com a mãe da jovem, mesmo sendo casado o prefeito chegou a convidar a adolescente para morar com ele, o que levou a esposa de Benonil, de nome Rita, a agredir a jovem, pensando que era ela quem andava atrás do prefeito.

A jovem contou à mãe que não se negava a manter relações com o prefeito porque era coagida pelo pai, que se beneficiou bastante com a situação. Entre as vantagens, o pescador Gonçalo Assunção teria ganho do prefeito um emprego de segurança e o cheque ‘cabaço’. “O prefeito chegou a dar uma casa para a milha filha, mas assim que ela se recusou a ficar com ele tomou tudo dela”, afirmou a mãe da jovem.

Fuga – A adolescente conseguiu fugir de Apicum-Açu no dia 1° de janeiro deste ano, por volta das 18h, aproveitando que seu pai e o prefeito tinham saído para beber numa festa. Acompanhada de uma irmã de 14 anos e de um irmão de 12, a menina seguiu de carona com um amigo até Cururupu, onde pegou um ônibus para São Luís.

Na capital, a adolescente foi levada até a DPCA para registrar uma ocorrência contra o pai dela e o prefeito. A mãe da jovem disse que, após fazer a denúncia, foi procurada pelo prefeito a fim de que a queixa fosse retirada. Benonil teria oferecido R$ 6 mil para ela e R$ 15 mil mais um apartamento para a filha.


Matéria publicada em 01/05/2008

Comentários