CGU capacita conselheiros e realiza conferência livre em Coroatá(MA)

Prefeito de Coroatá, Luis da Amovelar (PT), na abertura do evento

Ontem, 29, a equipe do Núcleo de Prevenção à Corrupção (NAP) da CGU esteve no Município de Coroatá para realizar mais um evento de capacitação presencial de formação de conselheiros.  A ação "Encontro de Conselheiros" visa capacitar os conselhos para que as atividades de acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos possam ser realizadas com maior efetividade.

 Ao todo, estiveram presentes 220 conselheiros que representaram os Conselhos do Fundeb,  Conselhos de Alimentação Escolar, Conselhos Municipais de Saúde, Conselhos Municipais de Assistência Social, Comissões Municipais de Erradicação do Trabalho Infantil e Instâncias de Controle Social do Programa Bolsa Família.
Auditório lotado da Escola Complexo Educacional



O evento de capacitação  recebeu ampla cobertura das emissoras locais de rádio e televisão e contou, ainda,  com a presença do prefeito da cidade, Luis da Amovelar (PT);  do vice-prefeito, Domingos Alberto;  e do presidente da Câmara Municipal, Vereador Ciba.

Na parte da manhã, os participantes realizaram oficinas técnicas sobre a operacionalização e a fiscalização dos três grandes programas federais: Bolsa Família (MDS), Fundeb (FNDE) e Programa de Atenção Básica à Saúde(MS).

As oficinas ocorreram concomitantemente nas dependências da Escola Complexo Educacional e os conselheiros puderam tirar as suas dúvidas com os auditores da CGU sobre a fisclaização dos programas federais.

À tarde, foi a vez de os conselheiros realizarem um minicurso de análise de prestação de contas. O auditor demonstrou como nasce uma despesa pública e apresentou de forma clara e objetiva, quais documentos compõem uma prestação de contas e deu dicas de como analisá-los.

Em seguida, a equipe do NAP iniciou a realização de uma Conferência Livre sobre Transparência e Controle Social-Consocial inteiramente voltada ao Eixo III-Atuação dos conselhos.


Estiveram presentes conselheiros dos seguintes municípios: Coroatá, Timbiras, Alto Alegre do MA, Peritoró, São Mateus, Pirapemas, Matões do Norte, Lima Campos, Miranda, São Luís e Cantanhede.
Conferência Livre em Coroatá,MA

Comentários