1º Seminário de Políticas Públicas de Turiaçu debaterá propostas para o fortalecimento da transparência e do controle social

Vista de Turiaçu, MA, Brasil


O objetivo é debater propostas de políticas públicas que fortaleçam a transparência e o controle  social dos recursos públicos. Dentro do seminário será realizada, ainda,  uma conferência livre da Consocial que tratará  exclusivamente do Eixo-IV: "Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção ".


Em tempo, a cidade de Turiaçu tem uma população de 34 mil habitantes e fica a uma distância de 152 km da capital maranhense e hoje é administrada pelo prefeito Costinha (PT). É um dos municípios mais belos do estado, no entanto, apresenta um histórico de gestões municipais desastrosas. 

Em sua história recente foi sacudida por escândalos envolvendo ex-prefeitos que, em  sua maioria, tiveram todas as suas prestações de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. A "terra do abacaxi" precisa urgentemente mudar esta trajetória de abandono e propiciar aos seus cidadãos políticas públicas mais eficazes.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixíssimo, 0,567, ou seja, bem inferior à média do próprio Estado do Maranhão.  Percentual muito acanhado para uma cidade que foi fundada em 11 de julho de 1870 e  apresenta uma diversidade e uma riqueza natural pouca vista em outros locais do País.

O Seminário e a conferência livre  serão realizados no  Salão Paroquial da Igreja São Francisco Xavier,  tendo seu início às 09 horas. O evento contará com a participação do Núcleo de Prevenção à Corrupção da CGU (NAP), que é o setor responsável pelas ações de capacitação da Controladoria, que fará as palestras, ministrará oficinas e realizará a conferência. A organização geral do evento será do Pe. Sérgio.


Vejam a programação completa:

Dia 23/03/2012

Manhã

09h – Abertura Solene

09h30 – Painel de Contextualização do Eixo IV (Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção)

09h45 – Intervalo

10h30 – Sinais de Corrupção na execução de Políticas Públicas

11h30 – Sistemas utilizados para o Controle Social: Portal da Transparência e CNES

12h – Intervalo

Tarde

14h – Conferência Livre: Discussão e Priorização das Propostas (Eixo IV)


Comentários