quarta-feira, 18 de agosto de 2010
POLICROMIA POLÍTICA
Segundo o Dicionário Aurélio Policromo significa: De várias cores, multicolor, multicor. É comum o uso de várias cores em determinados ambientes, como forma de dar mais vida, para melhor fluir o espaço. Em ambientes domésticos, por exemplo, os casais preferem utilizar em seus quartos cores que representam tranqüilidade, leveza e inspiração. Assim como, nos ambientes de trabalho, e lazer. Tudo em nome da harmonia.
Agora quando a variedade de cores é levada para o campo da Política. Qual o verdadeiro interesse? Será que é para camuflar algo que não está indo muito bem?
Confesso que me faço este questionamento desde quando o atual governo assumiu o comando do Estado. Andando pela cidade observo as fachadas dos órgãos estaduais como secretarias, escolas, muros, a logomarca do Estado, tudo mudado, ou seja, tudo colorido. Será que toda essa mudança trouxe harmonia para a maioria dos maranhenses? Será “que essas cores conseguem esconder os verdadeiros números da pobreza do “Maranhão Novo” ou Novo Maranhão”?ou do Governo que veio para “Cuidar das Pessoas”?
O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) confirma o baixo nível de pobreza que nossa gente se encontra.
Verifica-se ainda neste arco íris obscuro o resultado do Enem e o sistema penitenciário do Estado classificado como o segundo que mais tortura no País (divulgado pela Pastoral da Carcerária), sem falar na saúde.
Acredita-se que todo esse Marketing Policromo Político que o atual governo se estrutura não vai conseguir esconder estes índices que colocam o Estado entre um dos mais pobres e se formos comparar todas as cores do arco-íris em meio às cores que refletem estes números, infelizmente temos que deixar de acreditar, também, em contos de fada.
Contudo, é necessário ficarmos bem atentos, afinal de contas quando o assunto é Poder “ELES” são capazes de tudo, “pintam o sete.”
Lembramos mais uma vez do que foram capazes de fazer com Dr. Jackson. Conseguiram até se apoderar de uma Parte do vermelho da estrela do partido dos trabalhadores. Infelizmente, sinto por aqueles que se deixaram levar, porém, respeito. Já aqueles que mantiveram seus posicionamentos em nome de um verdadeiro projeto de mudança e modernização do estado, parabenizo a atitude firme e corajosa de cada um.
Enfim, a campanha política já toma conta de todo Estado. Desta vez, as oposições não se uniram, mas acredito que no segundo turno haverá a mesma unanimidade de 2006. Que no final de todo processo eleitoral possamos dizer: ”Salve Pátria, Pátria Amada! Maranhão, Maranhão, Berço de Heróis”... .
“Tudo é política, mas a política não é tudo.
Acima da política deve estar a ética”
Norberto Bobbio
Nogueira Júnior
Bacharel em História
Especialista em História do Maranhão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa redação, boa fluência verbal, boa concatenação de idéias...Parabéns pelo belo artigo professor Nogueira. Luciano Fortaleza (Arapiraca-Al)
ResponderExcluirBOAS FALAS MEU QUERIDO AMIGO NOGUEIRA JUNIOR É ISTO AI PRECISAMOS ABRIR A CABEÇAS DO POVO MARANHENSE PARA DA O TROCO NAS URNAS .
ResponderExcluirKEILA JANSEN
Realmente essa sua observação parece que esta passando despercebida pela maioria dos maranhenses. O que mais me admira que pessoas que se dizem instruidas não sei se por ingenuidade ou por interesse próprio, reforçam cada vez mais o grupo dos que acham que para o maranhão só há salvação se for com o grupo Sarnei. O que é uma pena!!!!!!!
ResponderExcluirSe todos vivenciassem o que escreveu o nobre professor, nossa sociedade seria muito melhor.
ResponderExcluirPierre-Tutóia(MA)