Estamos mais uma vez diante de um espetáculo e como palco principal o Senado Brasileiro. Que bom seria se fosse o primeiro escândalo da República, o primeiro que apontasse as manobras políticas dos nossos senadores. Mas não, já são vários.Lembramos aqui o caso Renan Calheiros (recebia recursos da empreiteira Mendes Júnior) e como não bastasse, também era Presidente do Senado na época e membro do PMDB, partido que dita as regras no governo Lula, que por sua vez tem dois governadores que assumiram o governo devido à cassação dos governadores da Paraíba e do Maranhão. Bom, esse caso do Renan já é “passado” e como dizem por aí, que o brasileiro não tem memória... Caso encerrado e tudo mais uma vez deu em Pizza. Mas, vamos ao presente, o discurso do nosso atual presidente do senado o Sr. José Sarney (Deputado, Governador, Senador, e Presidente da República que também é do PMDB) coincidência ou “mera” ocasião política, onde por conveniência as “pessoas” votam e o povo elege? Dá para compreender? Ufa! Quanto tempo de “trabalho” prestado ao Brasil e ao Maranhão. Disse que nada tem a ver com a administração passada. Porém, ele já foi presidente do Senado no período de 1995 a 1996 e 2003 a 2002, por isso tem que dar explicação sim, do ontem e do hoje. Em seu discurso se apresentou como vítima e levantou suspeita de que existem grupos por trás com interesse de enfraquecer o parlamento. Senhores Senadores tenham mais consideração com o povo brasileiro, respeitem milhões de trabalhadores que não têm o privilégio de oferecer aos seus filhos, sobrinhos e netos “Mesadas” de R$ 1500 a 2000 mil reais. Pois, as conquistas desse povo são construídas a cada dia, sol a sol. Não são favores trocados, igual aos que acontecem nos gabinetes do Senado e que têm parentes usufruindo de salários, pagos por nós brasileiros.A crise de Senado também é nossa, reflete diretamente em nossas famílias. Ficamos indignados e perguntamos até quando isso vai ser possível?. Mas, as respostas a tudo isso que estamos vivendo têm que ser dadas por nós brasileiros, vamos saber usar o nosso direito, que é o voto, votar com mais consciência, ficar atento a esses políticos sem um mínimo de interesse com a população.
Nogueira Júnior - Professor (Especialista em História do Maranhão)*
O artigo foi muito bem redigido, agora a consciência exgida dos eleitores depende previamente de uma revolução educacional. Parabéns ao professor Nogueira Júnior pelo tema levantando.
ResponderExcluirMuito boa a iniciativa, são ações como esta que podem mudar a realidade de muitos municípios em nosso estado.
ResponderExcluirEm 2007 tentamos fazer um trabalho semelhante a este em Barra do Corda, apresentávamos um programa que ia ao ar de segunda a sexta-feira, sempre das 7:30 às 8:30 da manhã, mas, como a rádio em que apresentávamos o programa, Bom Dia Barra do Corda, está sob o comando de aliados do deputado estadual Rigo Teles, filho do prefeito Nenzin, fomos obrigados a abandonar as transmissões.
Gostaria de desejar sucesso aos idealizadores do programa e continuem a luta.
O Senado envergonha este País, há muito tempo que o nosso congresso deveria se unicameral, com a extinção do Senado (representa os estado) e ficar somente a Câmara dos Deputados (que representa o povo).
ResponderExcluir